TEMAS
- Língua e linguagem.
- Gênero textual, tipologia textual, intertextualidade.
- Compreensão de textos de diferentes gêneros.
- Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de recursos lexicais e gramaticais.
- Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões.
- Coesão e coerência.
- Colocação pronominal.
- Regência verbal e nominal.
- Concordância verbal e nominal.
- Ortografia e acentuação gráfica.
- Pontuação.
- O uso da norma padrão e a adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação.
BIBLIOGRAFIA
CLIQUE AQUI
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna , 2004. CLIQUE AQUI
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. CLIQUE AQUI
GERALDI, João. Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001. CLIQUE AQUI
KOCH, Ingedore G.V. A coesão textual. São Paulo, Contexto, 2001. CLIQUE AQUI
KOCH, Ingedore G.V., TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto,1993. CLIQUE AQUI
MUSSALIM, Fernanda., BENTES, Anna Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São
Paulo: Cortez, 2001. v. I. CLIQUE AQUI
TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia: saiba o que mudou na ortografia brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 2008. CLIQUE AQUI
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1998. CLIQUE AQUI
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia: saiba o que mudou na ortografia brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 2008. CLIQUE AQUI
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1998. CLIQUE AQUI
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RESENHA: CLIQUE AQUI