Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996 - Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Capítulo V, da Educação Especial, define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

LÍNGUA PORTUGUESA

TEMAS
  • Língua e linguagem.
  • Gênero textual, tipologia textual, intertextualidade.
  • Compreensão de textos de diferentes gêneros.
  • Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de recursos lexicais e gramaticais.
  • Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões.
  • Coesão e coerência.
  • Colocação pronominal.
  • Regência verbal e nominal.
  • Concordância verbal e nominal.
  • Ortografia e acentuação gráfica.
  • Pontuação.
  • O uso da norma padrão e a adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação.


BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes,1992. p. 279-326. 
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BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna , 2004. CLIQUE AQUI


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. CLIQUE AQUI
GERALDI, João. Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001. CLIQUE AQUI

KOCH, Ingedore G.V. A coesão textual. São Paulo, Contexto, 2001. CLIQUE AQUI


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MUSSALIM, Fernanda., BENTES, Anna Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. I.   CLIQUE AQUI


TUFANO, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia: saiba o que mudou na ortografia brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 2008. CLIQUE AQUI


TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1998. CLIQUE AQUI

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
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